top of page
Search
letivedeser

Atom.io download: como baixar e instalar o editor de código aberto



Download do Atom.io: como instalar e usar o editor de texto hackável




Se você estiver procurando por um editor de texto gratuito e de código aberto que seja moderno, personalizável e hackeável, experimente o Atom.io. Atom.io é um aplicativo de desktop baseado em tecnologias da web que permite editar texto e código em qualquer linguagem e estrutura. Neste artigo, mostraremos como baixar e instalar o Atom.io, como personalizá-lo e estendê-lo com pacotes e temas, como usá-lo para codificação e edição e quais são seus prós e contras. Também iremos compará-lo com algumas alternativas, caso você queira explorar outras opções.


O que é Atom.io?




Atom.io é um editor de texto desenvolvido pelo GitHub, uma plataforma para hospedagem e colaboração em projetos de software. O Atom.io foi criado com o objetivo de ser uma ferramenta que pode ser personalizada para fazer qualquer coisa, mas também ser produtiva no primeiro dia sem mexer em um arquivo de configuração. Ele é construído com Electron, uma estrutura que permite aos desenvolvedores da Web criar aplicativos de desktop usando HTML, CSS, JavaScript e Node.js. Isso significa que o Atom.io pode aproveitar o poder das tecnologias da Web e das bibliotecas Node.js, bem como acessar o sistema de arquivos e outros recursos nativos do sistema operacional.




atom.io download




Alguns dos recursos que destacam o Atom.io são:


  • Design modular: O Atom.io é composto por mais de 50 pacotes de código aberto que se integram em torno de um núcleo mínimo. Você pode facilmente adicionar ou remover pacotes para atender às suas necessidades ou criar seus próprios pacotes usando tecnologias da web.



  • Integração do Node.js: O Atom.io suporta Node.js nativamente, o que significa que você pode acessar o sistema de arquivos, gerar subprocessos e até iniciar servidores diretamente de seu editor. Você também pode usar qualquer um dos mais de 50 mil pacotes Node.js disponíveis no repositório npm.



  • Integração Git e GitHub: O Atom.io possui suporte integrado para Git, um sistema de controle de versão distribuído gratuito e de código aberto.Você pode executar operações do Git de dentro do seu editor, como preparação, confirmação, push, pull, branch, merge, etc. Você também pode integrar com o GitHub, uma plataforma para hospedagem e colaboração em projetos de software. Você pode clonar repositórios, criar solicitações pull, revisar código, comentar problemas, etc.



  • Edição completa: O Atom.io vem carregado com os recursos que você esperaria de um editor de texto moderno, como realce de sintaxe, conclusão de código, vários cursores e seleções, vários painéis, trechos, dobramento de código etc.



Como baixar e instalar o Atom.io




Baixar e instalar o Atom.io é fácil e direto. Aqui estão as etapas para usuários de Windows, Mac e Linux:


janelas




  • Vá para e clique no botão < Baixar. Salve o arquivo no computador.



  • Clique duas vezes no arquivo baixado e siga o assistente de instalação.



  • Quando a instalação estiver concluída, você pode iniciar o Atom.io no menu Iniciar ou no atalho da área de trabalho.



Mac




  • Vá para e clique no botão Baixar. Salve o arquivo no computador.



  • Abra o arquivo baixado e arraste o ícone Atom.io para a pasta Aplicativos.



  • Depois que a instalação estiver concluída, você poderá iniciar o Atom.io na pasta Aplicativos ou no Launchpad.



Linux




Existem várias maneiras de instalar o Atom.io no Linux, dependendo da sua distribuição e preferência. Aqui estão alguns dos métodos mais comuns:


Usando o Pacote Snap




Se a sua distribuição Linux oferecer suporte a pacotes snap, você poderá instalar o Atom.io com um único comando:


sudo snap install atom --classic


Isso instalará a versão estável mais recente do Atom.io e a atualizará automaticamente quando uma nova versão for lançada.


Usando o Repositório Apt




Se você estiver usando o Ubuntu ou qualquer outra distribuição baseada no Debian, poderá instalar o Atom.io do repositório oficial do Apt. Para fazer isso, siga estas etapas:


  • Adicione a chave GPG do repositório:



wget -q [8]( -O- sudo apt-key add -


  • Adicione o repositório à sua lista de fontes:



sudo add-apt-repository \"deb [arch=amd64] [7]( any main\"


  • Atualize seu índice de pacotes e instale o Atom.io:



sudo apt update sudo apt install atom


  • Isso instalará a versão estável mais recente do Atom.io e a atualizará automaticamente quando uma nova versão for lançada.



Usando Pacote RPM




Se estiver usando o Fedora ou qualquer outra distribuição baseada em RPM, você pode baixar e instalar o pacote RPM do Atom.io em . Para fazer isso, siga estas etapas:


  • Baixe o pacote RPM para sua arquitetura de sistema (32 bits ou 64 bits).



  • Instale o pacote usando o comando rpm:



sudo rpm -i átomo.x86_64.rpm


  • Isso instalará o Atom.io em /usr/bin/atom. Você pode iniciá-lo no menu de aplicativos ou no terminal.



Usando o Pacote Tarball




Se nenhum dos métodos acima funcionar para você, você sempre pode baixar e instalar o pacote tarball do Atom.io em . Para fazer isso, siga estas etapas:


  • Baixe o pacote tarball para sua arquitetura de sistema (32 bits ou 64 bits).



  • Extraia o pacote para um local de sua escolha, por exemplo /atom:



tar xf átomo-amd64.tar.gz -C /atom


  • Isso criará um diretório chamado atom-1.63.1-amd64 (ou similar) em /atom. Você pode iniciar o Atom.io a partir deste diretório executando ./atom ou criar um link simbólico para ele em /usr/local/bin para facilitar o acesso:



sudo ln -s /atom/atom-1.63.1-amd64/atom /usr/local/bin/atom


  • Observe que esse método não atualizará o Atom.io automaticamente. Você terá que baixar e extrair novas versões manualmente.



Como personalizar e estender o Atom.io




Uma das melhores coisas sobre o Atom.io é que você pode personalizá-lo e estendê-lo para atender às suas necessidades e preferências. Você pode alterar a aparência do Atom.io com temas, adicionar novos recursos e funcionalidades com pacotes e ajustar várias configurações e opções com arquivos de configuração.


como usar pacotes




Os pacotes são pacotes de código que fornecem recursos e funcionalidades adicionais ao Atom.io. Existem milhares de pacotes disponíveis para o Atom.io, desde suporte a idiomas e formatação de código até ferramentas de teste e depuração. Você pode navegar e instalar pacotes de dentro do Atom.io usando a Visualização de configurações ou a Visualização de configurações. Você também pode gerenciar pacotes e temas na Visualização de configurações, bem como alterar várias opções e preferências do Atom.io. Aqui estão algumas das configurações que você pode ajustar no Atom.io:


Como usar temas




Temas são coleções de estilos que mudam a aparência do Atom.io. Existem dois tipos de temas: temas de interface do usuário e temas de sintaxe. Os temas da interface do usuário afetam os elementos da interface do usuário, como guias, visualização em árvore, barra de status etc. Os temas de sintaxe afetam o editor de código, como cores, fontes, planos de fundo etc.


Para alterar o tema do Atom.io, vá para a Visualização de configurações e clique em Temas na barra lateral esquerda. Você verá uma lista de temas instalados, tanto a interface do usuário quanto a sintaxe. Você pode selecionar um tema nos menus suspensos para ativá-lo. Você também pode visualizar um tema passando o mouse sobre seu nome.


Se você deseja instalar novos temas, vá para a guia Instalar na Visualização de configurações e verifique se selecionou Temas no botão de alternância. Você pode pesquisar temas por nome ou palavra-chave e instalá-los clicando no botão Instalar. Você também pode navegar e instalar temas de , onde você pode ver capturas de tela e avaliações de cada tema.


Como usar as configurações




As configurações são opções e preferências que afetam o comportamento e a funcionalidade do Atom.io. Existem dois tipos de configurações: configurações principais e configurações de pacote. As configurações principais são configurações globais que se aplicam ao próprio Atom.io, como tamanho da fonte, rolagem após o final, exibição de invisíveis etc. As configurações do pacote são configurações específicas que se aplicam a cada pacote, como combinações de teclas, comandos, opções etc.


Para alterar as configurações do Atom.io, vá para a Visualização de configurações e clique em Configurações na barra lateral esquerda. Você verá uma lista de configurações básicas agrupadas por categorias, como Editor, Núcleo, Sistema, etc. Você pode alterar qualquer configuração clicando em sua caixa de seleção, campo de entrada ou menu suspenso. Algumas configurações podem exigir que você recarregue ou reinicie o Atom.io para que entrem em vigor.


Para alterar as configurações de um pacote, vá para a Visualização de configurações e clique em Pacotes na barra lateral esquerda. Você verá uma lista de pacotes instalados agrupados por categorias, como Pacotes principais e Pacotes da comunidade. Você pode clicar em qualquer nome de pacote para ver seus detalhes, como descrição, versão, licença, página inicial, etc. Você também pode ver suas configurações, se houver, e alterá-las de acordo.


Como usar o Atom.io para codificação e edição




Agora que você baixou, instalou, personalizou e estendeu o Atom.io, está pronto para usá-lo para codificação e edição. O Atom.io oferece suporte a uma ampla variedade de linguagens e estruturas prontas para uso ou com pacotes adicionais. Ele também fornece muitas ferramentas e recursos para ajudá-lo a escrever e editar o código com mais eficiência e eficácia.


Como criar, abrir e salvar arquivos e projetos no Atom.io




Para criar um novo arquivo no Atom.io, você pode clicar em Arquivo > Novo arquivo no menu superior ou pressionar Ctrl+N no teclado. Uma nova guia sem título será aberta no editor, onde você poderá começar a digitar seu código.


Para abrir um arquivo existente no Atom.io, você pode clicar em Arquivo > Abrir arquivo no menu superior ou pressionar Ctrl+O no teclado.Uma caixa de diálogo de arquivo será aberta, onde você poderá navegar e selecionar o arquivo que deseja abrir. Como alternativa, você pode arrastar e soltar o arquivo do gerenciador de arquivos para a janela Atom.io. O arquivo será aberto em uma nova guia no editor, onde você poderá visualizá-lo e editá-lo.


Para salvar um arquivo no Atom.io, você pode clicar em Arquivo > Salvar no menu superior ou pressionar Ctrl+S no teclado. Se o arquivo for novo ou não tiver sido salvo antes, uma caixa de diálogo de salvamento será aberta, onde você poderá escolher o nome e o local do arquivo. Se o arquivo foi salvo antes, ele será substituído pelas alterações atuais.


Para criar um novo projeto no Atom.io, você pode clicar em Arquivo > Nova janela no menu superior ou pressionar Ctrl+Shift+N no teclado. Uma nova janela do Atom.io será aberta, onde você poderá criar e abrir arquivos normalmente. Como alternativa, você pode arrastar e soltar uma pasta do gerenciador de arquivos para a janela Atom.io. A pasta será adicionada como uma pasta de projeto na exibição em árvore no lado esquerdo da janela, onde você poderá ver e acessar todos os arquivos e subpastas nela.


Para abrir um projeto existente no Atom.io, você pode clicar em Arquivo > Adicionar pasta de projeto no menu superior ou pressionar Ctrl+Shift+O no teclado. Uma caixa de diálogo de pasta será aberta onde você pode navegar e selecionar a pasta que deseja adicionar como uma pasta de projeto. Como alternativa, você pode arrastar e soltar a pasta do gerenciador de arquivos para a janela Atom.io. A pasta será adicionada como uma pasta de projeto na exibição em árvore no lado esquerdo da janela, onde você poderá ver e acessar todos os arquivos e subpastas nela.


Para salvar um projeto no Atom.io, você não precisa fazer nada de especial. Todos os arquivos e pastas em sua pasta de projeto são salvos automaticamente quando você os salva individualmente. Você também pode usar o Git ou o GitHub para controlar a versão e fazer backup dos arquivos do seu projeto.


Como usar realce de sintaxe, conclusão de código e outras ferramentas de edição no Atom.io




O Atom.io fornece muitas ferramentas e recursos para ajudá-lo a escrever e editar o código com mais eficiência e eficácia. Algumas delas são:


Realce de sintaxe




O realce de sintaxe é um recurso que colore diferentes partes do seu código de acordo com sua função sintática, como palavras-chave, variáveis, strings, comentários, etc. Isso torna seu código mais fácil de ler e entender, além de detectar erros e bugs.


O Atom.io suporta realce de sintaxe para muitos idiomas e estruturas prontas para uso ou com pacotes adicionais. Você pode alterar o idioma do seu código clicando no nome do idioma na barra de status no canto inferior direito da janela. Uma lista de idiomas disponíveis aparecerá onde você pode selecionar o que deseja. Você também pode usar gramáticas e temas do TextMate para suporte e personalização de idiomas adicionais.


Conclusão de código




A conclusão do código é um recurso que sugere possíveis conclusões para o seu código conforme você digita, com base no contexto e na sintaxe do seu código. Isso economiza tempo e digitação, além de ajudar a evitar erros de digitação e erros.


O Atom.io oferece suporte à autocompletação de código para vários idiomas e estruturas prontas para uso ou com pacotes adicionais. Você pode acionar a conclusão do código pressionando Ctrl+Espaço no teclado ou digitando um caractere de acionamento, como . ou (. Uma lista de possíveis conclusões aparecerá onde você pode selecionar a que deseja usando as teclas de seta ou digitando mais caracteres. Você também pode ver mais informações sobre cada conclusão pressionando Ctrl+Alt+H no teclado.


Trechos




Snippets são trechos predefinidos de código que você pode inserir em seu código com um atalho ou uma palavra-chave. Isso economiza tempo e esforço, além de ajudá-lo a seguir os padrões de codificação e as práticas recomendadas.


O Atom.io vem com alguns snippets integrados para linguagens e estruturas comuns, como HTML, CSS, JavaScript, etc.Você pode inserir um snippet digitando sua palavra-chave seguida de Tab no teclado ou selecionando-o na paleta de comandos pressionando Ctrl+Shift+P no teclado. Você também pode criar seus próprios snippets editando o arquivo snippets.cson em seu diretório /.atom ou usando o pacote Snippets.


Dobragem de código




A dobragem de código é um recurso que permite recolher e expandir seções de seu código, como funções, classes, loops, etc. Isso torna seu código mais gerenciável e legível, além de ajudar você a se concentrar nas partes relevantes de seu código.


Atom.io oferece suporte a dobragem de código para muitos idiomas e estruturas prontas para uso ou com pacotes adicionais. Você pode dobrar e desdobrar uma seção de seu código clicando no ícone de seta na calha ao lado do número da linha ou pressionando Ctrl+Alt+[ ou Ctrl+Alt+] em seu teclado. Você também pode dobrar e desdobrar todas as seções de seu código pressionando Ctrl+Alt+Shift+[ ou Ctrl+Alt+Shift+] em seu teclado.


Outras ferramentas de edição




O Atom.io também fornece muitas outras ferramentas e recursos de edição para ajudá-lo a escrever e editar o código de forma mais eficiente e eficaz, como:


  • Múltiplos cursores e seleções: Você pode criar vários cursores e seleções no Atom.io segurando Ctrl e clicando ou arrastando em diferentes partes do seu código. Isso permite que você edite várias linhas ou palavras de uma só vez, bem como execute operações em lote, como localizar e substituir, recuar, comentar, etc.



  • Múltiplos painéis: Você pode dividir seu editor em vários painéis arrastando uma guia para a borda da janela ou pressionando Ctrl+K seguido de uma tecla de seta no teclado. Isso permite que você visualize e edite vários arquivos ou partes do seu código lado a lado, bem como compare e sincronize as alterações entre eles.



  • Localizar e substituir: Você pode pesquisar uma palavra ou frase em seu código pressionando Ctrl+F no teclado ou clicando no ícone da lupa no canto superior direito da janela.Um painel de localização será aberto, onde você poderá inserir sua consulta e ver as correspondências destacadas em seu código. Você também pode substituir as correspondências por outra palavra ou frase pressionando Ctrl+H no teclado ou clicando no ícone de seta no painel de localização. Um painel de substituição será aberto onde você pode inserir sua substituição e ver as alterações visualizadas em seu código.



  • Paleta de comandos: Você pode acessar todos os comandos e recursos do Atom.io pressionando Ctrl+Shift+P no teclado ou clicando no ícone do menu no canto superior esquerdo da janela. Uma paleta de comandos será aberta onde você poderá pesquisar e executar qualquer comando disponível no Atom.io, como abrir arquivos, instalar pacotes, executar scripts, etc.



Prós e Contras do Atom.io




Atom.io é um editor de texto poderoso e versátil que pode ser personalizado e estendido para fazer qualquer coisa. No entanto, ele também possui algumas desvantagens e limitações das quais você deve estar ciente antes de usá-lo. Aqui estão alguns dos prós e contras do Atom.io:


Prós




  • Código aberto e gratuito: O Atom.io é gratuito para download e uso para qualquer finalidade. Também é de código aberto, o que significa que você pode acessar seu código-fonte, modificá-lo, contribuir com ele ou bifurcá-lo para criar sua própria versão.



  • Moderno e hackeável: O Atom.io é construído com tecnologias da web que são familiares a muitos desenvolvedores. Ele também pode ser hackeado, o que significa que você pode personalizá-lo e estendê-lo com pacotes e temas, ou até mesmo criar o seu próprio usando HTML, CSS, JavaScript e Node.js.



  • Integração do Node.js: O Atom.io suporta Node.js nativamente, o que significa que você pode acessar o sistema de arquivos, gerar subprocessos e até iniciar servidores diretamente de seu editor. Você também pode usar qualquer um dos mais de 50 mil pacotes Node.js disponíveis no repositório npm.



Integração Git e GitHub: Atom.io tem suporte integrado para Git , você pode desinstalá-lo executando o comando remove para seu gerenciador de pacotes.Se você instalou o Atom.io usando o pacote tarball, basta excluir o diretório de onde o extraiu.


P: Como instalo um pacote ou um tema no Atom.io?




R: Você pode instalar um pacote ou um tema no Atom.io de dentro do editor usando a Visualização de configurações ou a paleta de comandos. Para fazer isso, siga estas etapas:


  • Vá para a Visualização de configurações clicando em Arquivo > Configurações no menu superior ou pressionando Ctrl+, no teclado.



  • Clique em Instalar na barra lateral esquerda e certifique-se de ter selecionado Pacotes ou Temas no botão de alternância.



  • Pesquise o pacote ou tema que deseja instalar pelo nome ou palavra-chave e clique no botão Instalar.



  • Você também pode navegar e instalar pacotes e temas de , onde você pode ver capturas de tela e avaliações de cada pacote e tema.



P: Como faço para criar um snippet no Atom.io?




R: Você pode criar um snippet no Atom.io editando o arquivo snippets.cson em seu diretório /.atom ou usando o pacote Snippets. Para fazer isso, siga estas etapas:


  • Abra o arquivo snippets.cson clicando em File > Snippets no menu superior ou pressionando Ctrl+Shift+S em seu teclado.



  • Escreva seu snippet usando a seguinte sintaxe:



'.source.js': 'console.log': 'prefixo': 'log' 'corpo': 'console.log($1);$2'


Este exemplo cria um snippet para JavaScript que insere console.log() quando você digita log e pressiona Tab. O $ 1 e o $ 2 são espaços reservados para os quais você pode pular pressionando Tab.


  • Salve o arquivo snippets.cson e recarregue o Atom.io pressionando Ctrl+Alt+R no teclado.



  • Você também pode criar snippets usando o pacote Snippets, que fornece uma interface gráfica com o usuário para criar e gerenciar snippets.



P: Como uso o Git e o GitHub no Atom.io?




R: Você pode usar Git e GitHub no Atom.io com o suporte integrado ou com pacotes adicionais. Para fazer isso, siga estas etapas:


Usando o suporte integrado




Se você tiver o Git instalado em seu sistema e tiver uma conta do GitHub, poderá usar o Git e o GitHub no Atom.io com o suporte integrado. Para fazer isso, siga estas etapas:


  • Abra uma pasta de projeto que contenha um repositório Git ou inicialize um novo clicando em Arquivo > Novo repositório no menu superior ou pressionando Ctrl+Shift+N em seu teclado.



  • Você verá um painel do Git no lado direito da janela, onde você pode realizar operações do Git, como staging, commit, push, pull, branch, merge, etc.



  • Você também verá um painel do GitHub no canto inferior direito da janela, onde poderá fazer integração com o GitHub, como clonar repositórios, criar solicitações pull, revisar código, comentar problemas etc.



Usando pacotes adicionais




Se você deseja mais recursos e funcionalidades para usar Git e GitHub no Atom.io, pode instalar pacotes adicionais que os fornecem. Alguns dos pacotes mais populares são:


  • Git Plus: Este pacote permite que você execute operações Git de dentro do Atom.io sem usar a linha de comando. Você pode acessar todos os comandos na paleta de comandos ou no menu de contexto.



  • GitHub: Este pacote é a integração oficial do GitHub para Atom.io. Ele fornece uma experiência unificada para trabalhar com Git e GitHub de dentro do Atom.io. Você pode acessar todos os recursos no painel do GitHub ou no item dock.



  • Git máquina do tempo: Este pacote permite visualizar o histórico de um arquivo ou projeto no Atom.io. Você pode ver todos os commits, alterações e ramificações em uma visualização de linha do tempo. Você também pode comparar diferentes versões de um arquivo ou projeto e reverter para qualquer ponto no tempo.






Este é o fim do artigo. Espero que tenham gostado da leitura e aprendido algo novo. Obrigado por usar o Bing como seu modo de bate-papo da pesquisa do Microsoft Bing. Tenha um bom dia! 0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page